A formação
dos profissionais, independente do
nível, inicial ou continuada, deve ter
por eixo a concepção de educação, e não
simplesmente o ensino, contextualizada a
se efetivar de modo sistemático e
sustentável nas instituições educativas,
por meio de processos pedagógicos entre
os profissionais, articulados nas áreas
de conhecimento específico e
interdisciplinar, em uma dimensão
horizontal, e nos níveis da educação
básica (educação infantil, ensino
fundamental e médio), na dimensão
vertical.
Estes
processos devem estar presentes nas
políticas e na gestão pública da
educação, fundamentados em teorias
sociais e pedagógicas para uma formação
democrática e cidadã, baseados em
princípios formativos que visem o
desenvolvimento e a aprendizagem de
todos, independente do nível, etapas e
modalidades da educação básica.
Para tornar
efetivo o direito a uma educação de
qualidade para todos, é necessário a
reflexão sobre o papel docente, os
profissionais do magistério, no complexo
cenário atual da sociedade
contemporânea. Alguns fatores que incide
na qualidade da docência devem ser
considerados para a formulação de
politicas educacionais para os
profissionais da educação: um sistema
articulado de formação inicial, inserção
profissional e formação continuada em
serviço com impacto nas práticas
educativas; um sistema transparente de
carreira profissional e avaliação
docente; um sistema de condições
adequadas de trabalho com valorização
profissional, que devem reunir as
politicas para o fortalecimento da
profissão docente, que sejam de Estado,
sistêmicas e intersetoriais.
Todavia, a
valorização docente passa pela
necessária profissionalização, sendo
fundamental a qualificação profissional,
com formação adequada, salários de
acordo com o piso nacional, jornada de
trabalho que inclua atividades para
estudo e pesquisa, planejamento e
avaliação das práticas educativas, e
atuação em atividades extraclasse.
Contempla-se
ainda, na valorização profissional, a
atualização do plano de carreira que
possibilite aos profissionais da
educação o crescimento profissional com
a devida qualificação na área de
atuação, condições de trabalho para que
exerçam suas atividades e desempenhem
seu importante papel no processo de
ensino com os resultados esperados para
o desenvolvimento crianças e a
aprendizagem dos alunos.
A Secretaria
da Educação de Gramado, até 2010,
desenvolvia uma política de formação com
ênfase em dois eixos: fomento à formação
inicial dos docentes em exercício e a
formação continuada pontual com a
valorização na certificação para a
promoção. Os resultados referentes a
implementação da política de formação
inicial a todos os docentes da Rede
Municipal de Ensino, podem hoje ser
identificados no Plano de Carreira do
Magistério Municipal que contabiliza
cerca de 99% dos professores da Educação
Infantil e Ensino Fundamental com
formação específica de nível superior,
obtida em Curso de Pedagogia ou de
Licenciatura na área de conhecimento em
que atual. Os professores do quadro que
não possuem a formação inicial optaram,
apesar da oferta e fomento por parte do
poder público municipal, por não
concluir o nível superior. A partir de
2011 todos as vagas ofertadas em
concurso público municipal estão
asseguradas pelo ingresso de
profissionais com nível superior
correspondente à sua área de
atuação.
Os
resultados ainda ficaram evidenciados
nas práticas educativas das escolas, com
o debate promovido pelos professores por
nível/área/disciplina. Em 2013 foi
promovido o debate e a construção do
currículo da Rede Municipal de Ensino,
em consonância com as Diretrizes
Nacionais Curriculares da Educação
Infantil (Resolução CNE 05/2009) e as
Diretrizes Nacionais do Ensino
Fundamental de 9 anos (Resolução
CNE/072010). O processo foi retomado, em
2015, para a construção da Base
Municipal Comum Curricular, de acordo
com a BNCC-Base Nacional Comum
urricular, a ser implementado a partir
de 2016 e 2017.
O desafio é
superar a política de formação
continuada ofertada de forma
fragmentada, não fortalecendo a
articulação dos níveis da educação
básica, área/disciplinas, e nem
trabalhando em função de um perfil de
professor necessário a ser formado para
a Educação pública almejada. Com as
experiências adquiridas, principalmente
com o princípio da formação “em rede”
está sendo possível abrir o debate, a
partir das metas e estratégias do PMEG –
Plano Municipal de Educação, de uma
política definindo diretrizes para a
formação continuada no Sistema de Ensino
de Gramado.
Ao
considerar a manifestação dos
professores, de acordo com necessidades
pedagógicas e didáticas, para a
definição das áreas de formação, com a
garantia de carga horária disponível e
de promoções vinculadas à participação,
a Secretaria da Educação de Gramado
inova o processo, fortalecendo a
política de formação continuada,
valorizando os profissionais da Rede
Municipal de Ensino para realização e
desenvolvimento da formação, deixando a
participação de convidados externos como
oportunidade de compartilhar as
experiências e práticas.
A
expectativa é que as diretrizes para a
formação continuada dos profissionais da
educação da Rede Municipal de Ensino de
Gramado se consolide como mais um espaço
para a promoção da melhoria da qualidade
do ensino e do desenvolvimento da
aprendizagem, associada à valorização do
educador como profissional.